|
INF1140- INFORMÁTICA ETICA E SOCIEDADE |
|
|||
"A Tecnologia não é uma área prioritária; a
tecnologia é a prioridade estratégica de todas as outras áreas". |
======================================================== CONCEITOS
FINAIS 2007-2 – EM CASO DE DUVIDA ou reclamação envie mail com subject abaixo Inf1140-2007-2
Revisão Conceito Prazo-
até segunda 17dez07 as 15hs ========================================================= A disciplina em 30 segundos: O
Porquê da Disciplina? - O mundo
acadêmico deve formar profissionais para o mundo do trabalho, sintonizados
com as necessidades do mercado. Mas isto não basta. O profissional deve estar
consciente das suas responsabilidades Sociais e Éticas, bem como dos seus
direitos e deveres. Objetivo
geral: “Apresentar conceitos do
impacto da utilização de computadores sobre a sociedade, bem como desenvolver
aptidões para analisar os efeitos do uso de computação na sociedade e sobre o
indivíduo” Objetivos
Específicos ·
Despertar e/ou aprimorar a consciência Social e Ética do estudante; -
Networking - Abrir portas, antecipando a criação de uma rede de
relacionamentos (advogados, tributaristas, sindicalistas, líderes etc).
Características: - É uma disciplina especial onde o aluno é o ator central; - Não há “aula tradicional”, e sim debates com especialistas e
trocas de experiências; - Versa sobre posicionamentos profissionais e das relações da
Informática com a sociedade; - O aluno é visto como futuro profissional; o professor é um mero
facilitador; Horário - Sextas feiras,
das 13:30hs às 17:10 - Nome oficial- INF01140-
Computação e Sociedade - Nossa proposta: INF1140-
INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE FOLDER - Clique para baixar o Folder de
divulgação da disciplina Plano Geral de Atividades do Semestre - PLANEJADO 2007 Espelho
da turma- Favor ocupar as posições indicadas - PESQUISA
SALARIAL em Informática <NOVA>. Veja notícia completa no
Baguete, o jornal eletrônico da comunidade de TIC http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=19944
|
|
|||
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO Esta
disciplina trata de matéria não técnica. Portanto, a avaliação é subjetiva.
Itens usados na avaliação: 1- Presença em
sala de aula- Porque? "nada consegue substituir o relato vivo de um
case. Não há como recuperar uma aula perdida" (depoimento de um aluno) 2- Participação
na Discussão em sala de aula em temas pertinentes (vide programa de
atividades) 3- Redação e
discussão de Minicases ( Ética- Contratos – Tributação) |
|||||
|
2007-2 ATIVIDADE 3- Contratos
de Software e Serviços Instruções para VOTAÇÃO dos
mini cases O arquivo
excell possui instruções como votar nos minicases. <inf1140-2007-2-
Minicases CONTRATAÇÃO SW e Serviços - para VOTAÇÃO> Cada
participante da turma deve envie mail com seus votos registrados no arquivo
excell: a) Subject
do mail- Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para
permitir localização) INF1140-2007-2
-<nome de remetente>- Votação MINI CASE Contratos de SW e Serviços b) Nome do
arquivo anexado: Anexar o arquivo incluindo seu nome cfe exemplo: inf1140-2007-2- Minicases CONTRATAÇÃO VOTAÇÃO
<seu nome> .xls c) PRAZO Data Limite:
até 13dez07- quinta feira, às 23hs ATIVIDADE
COM PRAZO VENCIDO -------------------------------------------------------------------------- ATIVIDADE 2-
Contratos de Software e Serviços - mini cases INSTRUÇÕES
para elaboração dos minicases Cada
participantes da turma deve apresentar DOIS MINI CASES (ou mais se você
estiter mais inspirado) RELACIONADOS ao tema acima. Os mini cases poderão ser
fictícios ou reais (nomes de personagens e empresas deverão ser omitidos ou
trocados por fictícios). Formato: a)
Descrição da situação-problema (usem o poder de síntese em dois ou três
parágrafos); b)
Cada MINI CASE deverá terminar com uma questão que permita uma resposta
tipo Sim/Não: Ex: “O <protagonista ou a empresa X> agiu corretamente?
SIM ou NÃO?”; c)
Usar o modo impessoal; evitar expressões como "minha empresa",
"na empresa em que eu trabalho", "na <nome real da
empresa> havia..." (salvo quando se trata de algo divulgado. Nesse
caso, citar a fonte). Importante-
O bom case é polêmico. O ideal é que ele divida as opiniões com 50% de SIM e 50% de NÃO, quando avaliado
por estudantes de informática e profissionais em início de carreira.
Portanto, crie elementos que atenuem responsabilidades em casos mais óbvios.. INSTRUÇÕES
para Entrega a) Subject
do mail- Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para
permitir localização) INF1140-2007-2
-<nome de remetente>- MINI CASE Contratos de SW e Serviços b) Nome do
arquivo anexado: Favor usar EXATAMENTE <idem
subject acima>.RTF (em vez de .doc para diminuir a propagação
de virus) c) PRAZO Data
Limite: até 06nov07- quinta feira , às 12hs – ==================================================== ATIVIDADE 1- ETICA NA
PROFISSÃO DE INFORMATICA - mini cases INSTRUÇÕES
para elaboração dos minicases Cada
participantes da turma deve apresentar DOIS MINI CASES (ou mais se você
estiter mais inspirado) RELACIONADOS ao tema acima. Os mini cases poderão ser
fictícios ou reais (nomes de personagens e empresas deverão ser omitidos ou
trocados por fictícios). Formato: a)
Descrição da situação-problema (usem o poder de síntese em dois ou três
parágrafos); b)
Cada MINI CASE deverá terminar com uma questão que permita uma resposta
tipo Sim/Não: Ex: “O <protagonista ou a empresa X> agiu com boa
ética? SIM ou NÃO?”; c)
Usar o modo impessoal; evitar expressões como "minha empresa",
"na empresa em que eu trabalho", "na <nome real da
empresa> havia..." (salvo quando se trata de algo divulgado. Nesse
caso, citar a fonte). Importante-
O bom case é polêmico. O ideal é que ele divida as opiniões com 50% de SIM e 50% de NÃO, quando avaliado
por estudantes de informática e profissionais em início de carreira.
Portanto, crie elementos que atenuem responsabilidades em casos mais óbvios.. INSTRUÇÕES
para Entrega a) Subject
do mail- Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para
permitir localização) INF1140-2007-2
-<nome de remetente>- MINI CASE Etica b) Nome do
arquivo anexado: Favor usar EXATAMENTE <idem
subject acima>.RTF (em vez de .doc para diminuir a propagação
de virus) c) PRAZO Data
Limite: até 30nov07- sexta feira , às 12hs - |
|
|||
|
Lei
de inovação tencológica- Decreto de regulamentação Legislação sobre
informática—http://www.mct.gov.br/sepin/ "antigamente
os povos faziam guerra com armas; agora é pelas leis" ARTIGO -
Vida em sociedade, inimigos e adversários "O convívio
em sociedade implica em conflitos. Adversários e inimigos são uma
conseqüência do paradigma da escassez." "Adversários
são conjunturais, mudam com o tempo e circunstâncias". "A
democracia é a forma mais desenvolvida de convívio entre adversários
exatamente porque institucionaliza o conflito ao tempo em que fixam os seus
limites." "Não
trate adversários como inimigos e vice-versa. Os adversários poderão se
tornar inimigos e os inimigos não mudarão." Resumido de F.Ferraz. ARTIGO -
Poder e Autoridade- O poder não
é um atributo abstrato. É uma criação humana e possui uma base social.
Autoridade é poder consentido, poder legítimo, isto é, poder que os
governados outorgam àqueles que vão governá-los. Não se conquista o poder com
o isolamento. E sim com a aproximação, a comunicação e o contato com os
outorgantes. De forma análoga, não se mantém o poder com o isolamento. Adaptado de
F.Ferraz. Notícias e
artigos de interesse da disciplina- leitura recomendada - Imunidade tributária
dos e-books - LEGISLAÇÃO-
A Norma Jurídica- Conceitos Básicos - RECURSOS HUMANOS- · TST
examina terceirização de serviço entre cooperativas · Profissional
autônomo tem que recolher 20% de INSS · - INCENTIVOS FINANCEIROS- FINEP
e SEBRAE lançam R$ 30 milhões para Micros e Pequenas Empresas CONTRATO DE SW e Serviços- Componente
de SW incorporado ao produto dá defeito. De quem é a responsabilidade perante
o cliente? - PROGRESSO
ansiedade informática |
|
|||
|
· |
CURRICULUM
do Professor: - Prof.
UFRGS - Consultor
SEBRAE -
Comentarista da TV -
Empresário do setor de informática - Vereador
POA- Primeiro Suplente |
|
||
ATIVIDADES PLANEJADAS
ATIVIDADE 2- CONTRATOS
DE SOFTWARE E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA- mini cases
INSTRUÇÕES para elaboração
dos minicases
Cada
participantes da turma deve apresentar DOIS MINI CASES RELACIONADOS à Contratos de Software e Serviços de
informática. Os mini cases poderão ser fictícios ou reais (nomes de
personagens e empresas deverão ser omitidos ou trocados por fictícios).
Formato:
a)
Descrição da situação-problema (usem o poder de síntese);
b)
Cada MINI CASE deverá terminar com uma questão que permita uma resposta
tipo Sim/Não: Ex: “O <protagonista ou a empresa X> tem razão? SIM
ou NÃO?”;
c)
Usar o modo impessoal; evitar expressões como "minha empresa",
"na empresa em que eu trabalho", "na <nome real da
empresa> havia..." (salvo quando se trata de algo divulgado. Nesse
caso, citar a fonte).
Importante-
O bom case é polêmico. O ideal é que ele divida as opiniões com 50% de sim e 50% de não, quando avaliado por
estudantes de informática e profissionais em início de carreira. Portanto, crie
elementos que atenuem responsabilidades em casos mais óbvios..
INSTRUÇÕES para Entrega
a) Subject do
mail- Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para
permitir localização)
INF1140-2006-1 -<nome de
remetente>- MINI CASE Contratos informática
b) Nome do arquivo anexado:
Favor usar EXATAMENTE
<idem subject
acima>.RTF (em vez de .doc para diminuir a propagação de virus)
c) PRAZO
Data Limite:
até 22jun06- quinta feira até às 23hs -