INF1140- INFORMÁTICA ETICA E SOCIEDADE

 

 

"A Tecnologia não é uma área prioritária; a tecnologia é a prioridade estratégica de todas as outras áreas".

 

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CONCEITOS FINAIS 2007-2 – EM CASO DE DUVIDA ou reclamação envie mail com subject abaixo

Inf1140-2007-2 Revisão Conceito

 

Prazo- até segunda 17dez07 as 15hs

 

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A disciplina em 30 segundos:

 

O Porquê  da Disciplina?

 - O mundo acadêmico deve formar profissionais para o mundo do trabalho, sintonizados com as necessidades do mercado. Mas isto não basta. O profissional deve estar consciente das suas responsabilidades Sociais e Éticas, bem como dos seus direitos e deveres.

 

Objetivo geral: 

Apresentar conceitos do impacto da utilização de computadores sobre a sociedade, bem como desenvolver aptidões para analisar os efeitos do uso de computação na sociedade e sobre o indivíduo”

 

Objetivos Específicos

       · Despertar e/ou aprimorar a consciência Social e Ética do estudante;

    

       - Networking - Abrir portas, antecipando a criação de uma rede de relacionamentos (advogados, tributaristas, sindicalistas, líderes etc).

 

      

      Características:

- É uma disciplina especial onde o aluno é o ator central;

- Não há “aula tradicional”, e sim debates com especialistas e trocas de experiências;

- Versa sobre posicionamentos profissionais e das relações da Informática com a sociedade;

- O aluno é visto como futuro profissional; o professor é um mero facilitador;

 

       Horário - Sextas feiras, das 13:30hs às 17:10 

      - Nome oficial-  INF01140- Computação e Sociedade

      - Nossa proposta: INF1140- INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE

 

FOLDER - Clique para baixar o Folder de divulgação da disciplina 

em Word

em htm

 

 

Plano Geral de Atividades do Semestre - PLANEJADO 2007

 

Espelho da turma- Favor ocupar as posições indicadas

 

                       - PESQUISA SALARIAL em Informática  <NOVA>.

Veja notícia completa no Baguete, o jornal eletrônico da comunidade de TIC 

http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=19944

 

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Esta disciplina trata de matéria não técnica. Portanto, a avaliação é subjetiva. Itens usados na avaliação:

 

1- Presença em sala de aula- Porque? "nada consegue substituir o relato vivo de um case. Não há como recuperar uma aula perdida" (depoimento de um aluno)

2- Participação na Discussão em sala de aula em temas pertinentes (vide programa de atividades)

3- Redação e discussão de Minicases ( Ética- Contratos – Tributação)

 

 

2007-2

 

ATIVIDADE 3-  Contratos de Software e Serviços

Instruções para VOTAÇÃO dos mini cases

 

O arquivo excell possui instruções como votar nos minicases.

<inf1140-2007-2- Minicases CONTRATAÇÃO SW e Serviços - para VOTAÇÃO>

 

Cada participante da turma deve envie mail com seus votos registrados no arquivo excell:

 

 

a) Subject do mail-    Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para permitir localização)

INF1140-2007-2 -<nome de remetente>- Votação MINI CASE Contratos de SW e Serviços

 

b) Nome do arquivo anexado: Anexar o arquivo incluindo seu nome cfe exemplo:

inf1140-2007-2- Minicases CONTRATAÇÃO VOTAÇÃO <seu nome>

.xls

 

c) PRAZO

Data Limite: até 13dez07- quinta feira, às 23hs

 

 

 

 

ATIVIDADE COM PRAZO VENCIDO

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ATIVIDADE 2-  Contratos de Software e Serviços - mini cases

 

INSTRUÇÕES para elaboração dos minicases

 

Cada participantes da turma deve apresentar DOIS MINI CASES (ou mais se você estiter mais inspirado) RELACIONADOS ao tema acima. Os mini cases poderão ser fictícios ou reais (nomes de personagens e empresas deverão ser omitidos ou trocados por fictícios).

 

Formato:

a) Descrição da situação-problema (usem o poder de síntese em dois ou três parágrafos);

b) Cada  MINI CASE deverá terminar com uma questão que permita uma resposta tipo Sim/Não: Ex: “O  <protagonista ou a empresa X> agiu corretamente? SIM ou NÃO?”;

c) Usar o modo impessoal; evitar expressões como "minha empresa", "na empresa em que eu trabalho", "na <nome real da empresa> havia..." (salvo quando se trata de algo divulgado. Nesse caso, citar a fonte).

 

Importante-  O bom case é polêmico. O ideal é que ele divida as opiniões com  50% de SIM e 50% de NÃO, quando avaliado por estudantes de informática e profissionais em início de carreira. Portanto, crie elementos que atenuem responsabilidades em casos mais óbvios..

 

 

INSTRUÇÕES para Entrega

 

a) Subject do mail-    Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para permitir localização)

INF1140-2007-2 -<nome de remetente>- MINI CASE Contratos de SW e Serviços

 

b) Nome do arquivo anexado: Favor usar EXATAMENTE

<idem subject acima>.RTF   (em vez de .doc para diminuir a propagação de virus)

 

c) PRAZO

Data Limite: até 06nov07- quinta feira , às 12hs –

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ATIVIDADE 1-  ETICA NA PROFISSÃO DE INFORMATICA - mini cases

 

INSTRUÇÕES para elaboração dos minicases

 

Cada participantes da turma deve apresentar DOIS MINI CASES (ou mais se você estiter mais inspirado) RELACIONADOS ao tema acima. Os mini cases poderão ser fictícios ou reais (nomes de personagens e empresas deverão ser omitidos ou trocados por fictícios).

 

Formato:

a) Descrição da situação-problema (usem o poder de síntese em dois ou três parágrafos);

b) Cada  MINI CASE deverá terminar com uma questão que permita uma resposta tipo Sim/Não: Ex: “O  <protagonista ou a empresa X> agiu com boa ética? SIM ou NÃO?”;

c) Usar o modo impessoal; evitar expressões como "minha empresa", "na empresa em que eu trabalho", "na <nome real da empresa> havia..." (salvo quando se trata de algo divulgado. Nesse caso, citar a fonte).

 

Importante-  O bom case é polêmico. O ideal é que ele divida as opiniões com  50% de SIM e 50% de NÃO, quando avaliado por estudantes de informática e profissionais em início de carreira. Portanto, crie elementos que atenuem responsabilidades em casos mais óbvios..

 

 

INSTRUÇÕES para Entrega

 

a) Subject do mail-    Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para permitir localização)

INF1140-2007-2 -<nome de remetente>- MINI CASE Etica

 

b) Nome do arquivo anexado: Favor usar EXATAMENTE

<idem subject acima>.RTF   (em vez de .doc para diminuir a propagação de virus)

 

c) PRAZO

Data Limite: até 30nov07- sexta feira , às 12hs -

 

 

 

 

 

Lei de inovação tencológica- Decreto de regulamentação

 

Legislação sobre informática—http://www.mct.gov.br/sepin/

 

"antigamente os povos faziam guerra com armas; agora é pelas leis"  Mami Ueno

 

ARTIGO - Vida em sociedade, inimigos e adversários

"O convívio em sociedade implica em conflitos. Adversários e inimigos são uma conseqüência do paradigma da escassez." 

"Adversários são conjunturais, mudam com o tempo e circunstâncias". 

"A democracia é a  forma mais desenvolvida de convívio entre adversários exatamente porque institucionaliza o conflito ao tempo em que fixam os seus limites."

"Não trate adversários como inimigos e vice-versa. Os adversários poderão se tornar inimigos e os inimigos não mudarão." Resumido de F.Ferraz.

 

ARTIGO - Poder e Autoridade-

O poder não é um atributo abstrato. É uma criação humana e possui uma base social. Autoridade é poder consentido, poder legítimo, isto é, poder que os governados outorgam àqueles que vão governá-los. Não se conquista o poder com o isolamento. E sim com a aproximação, a comunicação e o contato com os outorgantes. De forma análoga, não se mantém o poder com o isolamento. 

Adaptado de F.Ferraz.

 

 

Notícias e artigos de interesse da disciplina- leitura recomendada

 

- Imunidade tributária dos e-books

- FUNDAMENTOS TRIBUTARIOS

- LEGISLAÇÃO- A Norma Jurídica- Conceitos Básicos

 

ARTIGO- “O desenvolvimento de sistemas (de informática)exige metodização e aplicação de critérios de qualidade, não somente para servir como diferencial de mercado, mas sobretudo para resguardar o desenvolvedor dos reflexos (jurídicos e legais) de um sistema mal concebido”.  CLIQUE para ver artigo completo.

 

- RECURSOS HUMANOS- 

· TST examina terceirização de serviço entre cooperativas

· Profissional autônomo tem que recolher 20% de INSS

·  

- INCENTIVOS FINANCEIROS-

 FINEP e SEBRAE lançam R$ 30 milhões para Micros e Pequenas Empresas

 

CONTRATO DE SW e Serviços-

Componente de SW incorporado ao produto dá defeito. De quem é a responsabilidade perante o cliente?

- PROGRESSO ansiedade informática

 

 

 

 

 

·  

CURRICULUM do Professor:

 

- Prof. UFRGS

- Consultor SEBRAE

- Comentarista  da  TV

- Empresário do setor de informática

- Vereador POA- Primeiro Suplente

  (Clique para ver mais)

 

 

 

 

ATIVIDADES PLANEJADAS

ATIVIDADE 2-  CONTRATOS DE SOFTWARE E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA- mini cases

 

INSTRUÇÕES para elaboração dos minicases

 

Cada participantes da turma deve apresentar DOIS MINI CASES RELACIONADOS à Contratos de Software e Serviços de informática. Os mini cases poderão ser fictícios ou reais (nomes de personagens e empresas deverão ser omitidos ou trocados por fictícios).

 

Formato:

a) Descrição da situação-problema (usem o poder de síntese);

b) Cada  MINI CASE deverá terminar com uma questão que permita uma resposta tipo Sim/Não: Ex: “O  <protagonista ou a empresa X> tem razão? SIM ou NÃO?”;

c) Usar o modo impessoal; evitar expressões como "minha empresa", "na empresa em que eu trabalho", "na <nome real da empresa> havia..." (salvo quando se trata de algo divulgado. Nesse caso, citar a fonte).

 

Importante-  O bom case é polêmico. O ideal é que ele divida as opiniões com  50% de sim e 50% de não, quando avaliado por estudantes de informática e profissionais em início de carreira. Portanto, crie elementos que atenuem responsabilidades em casos mais óbvios..

 

 

INSTRUÇÕES para Entrega

 

a) Subject do mail-    Favor usar EXATAMENTE o subject abaixo (para permitir localização)

INF1140-2006-1 -<nome de remetente>- MINI CASE Contratos informática

 

b) Nome do arquivo anexado: Favor usar EXATAMENTE

<idem subject acima>.RTF   (em vez de .doc para diminuir a propagação de virus)

 

c) PRAZO

Data Limite: até 22jun06- quinta feira até às 23hs -